Sudan Rume: o café exótico do Sudão

Que o Brasil é um berço de grandes produções de cafés isso não temos dúvida. Mas você já ouviu falar em uma variedade de café chamada Sudan Rume? Se a sua resposta foi não, não se preocupe. Este é um café tão raro quanto o Geisha, produzido em poucas regiões do mundo.Rume Sudan é uma variedade de café que vem do sudeste do Sudão. Esta é uma região conhecida como a grande responsável pela propagação do café arábica de boa qualidade. Acredita-se que os “melhores genes” do arábica vêm de lá, por isso suas plantas são utilizadas por produtores de vários países.Assim como o Geisha, o Rume Sudan é um café bastante complexo em sabores e de difícil cultivo, já que naturalmente possui menor resistência à pragas. No entanto, muitos produtores utilizam este café em produções híbridas, com plantas mais fortes, fazendo variedades mais resistentes e com bastante riqueza sensorial.

Novos desafios

Por ser uma planta menos resistente, o café Rume Sudan é mais raro, produzido em poucas regiões ao redor do mundo. Os que o produzem, recorrem às plantações híbridas, como já mencionado, para ter largas produções. Porém, um novo desafio desperta o interesse de quem realmente gosta de aprender mais com o café: fazer produções autônomas com o Sudan Rume.As inovações na produção e colheita dos grãos têm permitido que essa variedade seja produzida em microlotes. Desta forma, é possível trazer para a xícara apenas as características desse grão. Cafés de origem, como são chamados, ganham adeptos em todo o mundo graças às informações genéticas e sabores únicos da espécie.

Os cuidados com o Sudan Rume

Rume Sudan tem se mostrado um café mais fácil de lidar do que o Geisha. No entanto, ele ainda demanda cuidados especiais durante todo o processo de produção. A poda deve ser feita regularmente, além disso, a colheita e o processamento dos grãos exige atenção diferenciada.Um dos grandes desafios ao lidar com grãos exóticos é aguardar o momento certo para a colheita. Isso por que estes grãos comportam-se de forma mais “rebelde”. Ou seja, espalham-se pelos galhos, além de ter um tempo de maturação diferenciado.A colheita deve ser feita fruto a fruto, respeitando o tempo de amadurecimento de cada um. Por esta razão, é comum que os catadores precisem passar mais de uma vez em um mesmo pé de café. Com isso, conseguem recolher as cerejas em seu momento perfeito de maturação. Desta forma, o resultado na bebida é de um café doce, com sabores claros e bem definidos.Quem planta esta variedade deve preconizar a qualidade e não a quantidade. É por esta razão que este grão possui preços mais elevados. Além disso, ele se tornou muito disputado por quem faz questão de conhecer um café singular, cheio de sabores e aromas!Se você ainda não conhece o Sudan Rume, mas tem vontade de provar este grão exótico, fique ligado:cadastre-se em nossa newsletter pois em breve este lote selecionado estará disponível aqui em nossa loja.

Deixe um comentário